Acordei na estação errada
No final de 2002 tranquei a faculdade e fui morar na França. Meu irmão já morava lá e arrumou um emprego pra mim como garçom de um dos hotéis da Disneyland Paris.
Meu turno era das 16:00 à meia-noite, sempre terminava acabado e tinha que correr pra não perder o ultimo trem que saia em direção a Paris.
E tinha uma coisa que acontecia quase sempre que eu entrava no trem depois de trabalhar 8 horas sem parar: eu dormia. Mas não dormia de propósito, eu apagava de cansado sempre achando que ia conseguir ficar acordado.
Aí vem um detalhe, entre a Disney e Paris eu tinha que fazer uma baldeação. E eu sempre acordava exatamente UMA estação depois que eu tinha.
Até hoje não entendo porque meu corpo não podia me acordar na estação certa, mas sempre uma depois. Não era o fim da linha, não era nada de especial, mas era sempre na estação depois.
Aí eu tinha que sair do trem, pegar o outro no sentido contrário, voltar pra estação que perdi, tudo isso sonado, cansado e moído.
É exatamente isso que nossa mente faz quando embarcamos no trem do pensamento.
A gente sobe nele e ele apaga a gente.
Não sabemos em qual estação vamos parar.
Ele leve a gente embora, no balanço suave que faz a gente dormir.
Nessa viagem de trem passamos pelo drama, pelo sofrimento, ansiedade, angústia, medo. Todas as narrativas que só o pensamento pode trazer pra você.
Quando temos sorte, a gente volta pra realidade mais cedo, mas muitas vezes a gente vai acordar muito depois da estação que a gente queria sem perceber o estrago que a gente tá fazendo no caminho.
Por que além de todo sofrimento que a gente se causou, também deixamos um rastro de merda com as nossas relações, decisões e oportunidades perdidas.
O bom é que tem como a gente acordar mais cedo ou até evitar subir no trem do pensamento. Pra isso temos que entender como o trem funciona.
E de trem eu entendo. Já dormi em vários.
Abração,
Robin
PS: Se você cansou de acordar na estação errada, me chama pra conversar.
PS2: se quiser receber meus textos por e-mail, é só se inscrever aqui -> Inscrição